domingo, 3 de abril de 2011

Duvidas mais frequentes

Perguntas e respostas.

1)    Afinal o que é contabilidade?
É a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
2)    Qual a principal diferença entre Balanço Patrimonial e Balancete?
Primeiramente vamos definir o balancete: O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar de caráter não obrigatório, que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa. Por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores, ele poderá ser feito em qualquer período, podendo ser fechado de forma mensal, quinzenal e até diário. Agora vamos definir o Balanço Patrimonial: é a mais importante demonstração contábil, por meio do qual podemos apurar a situação patrimonial e financeira de uma entidade em determinado momento, esta demonstração costuma ser apresentada anualmente com o encerramento do exercício.
O Balancete geralmente é utilizado para verificar possíveis erros de débito e crédito, para saber se de fatos as contas estão batendo, em contrapartida o Balanço Patrimonial, é o resultado final das apurações contábeis, e com base neste relatório que é a maioria das financeiras solicitam para verificar que crédito poderá ser fornecido.


3)    Onde posso usar o Balanço Patrimonial?
O Balanço poderá ser usado quando solicitado por uma entidade financeira que queira lhe conceder crédito, para analisar a situação patrimonial de sua empresa e observar se em determinado exercício sua empresa lhe rendeu lucros ou prejuízos.
4)    Quem pode emitir um Balanço Patrimonial?
Um contador capacitado e registrando no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

5)    Sou Microempreendedor Individual-MEI, poderei emitir Balanço Patrimonial?
No caso do MEI, não há necessidade fiscal de emitir um Balanço Patrimonial, basta que os documentos fiscais sejam guardados e mantenha-se um relatório organizado das informações financeiras da Microempresa, neste caso os bancos pedem a Declaração do MEI que deverá ser feita diretamente no site da Receita Federal.
6)    Eu sou um pequeno empresário, qual meu tipo de tributação?
Cada empresa deverá ser analisada conforme sua atividade econômica, a melhor forma de tributação deverá ser estudada pelo contador, porém empresas cuja atividade não seja impeditiva do Simples Nacional, poderá ser enquadrada neste tipo de tributação, para prestar os esclarecimentos iniciais a esta forma de tributação a Receita Federal disponibiliza um link de perguntas e respostas sobre o Simples Nacional, abaixo seguem algumas perguntas esclarecedoras sobre este regime de tributação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário